Sistema Linux

3 distribuições Linux que geram muitas expectativas em 2015



O ano está só começando e muitas novidades devem surgir conforme os meses forem passando, mesmo assim tem certas coisas que temos certeza que sairão, como uma nova versão do Ubuntu por exemplo, mas existem alguns projetos que despertam a minha curiosidade e eu gostaria de compartilhar isso com vocês, vamos conhecê-los?

Distro Linux aparecem aos montes todos os anos, algumas para durar apenas alguns meses e depois somem do mapa, mas existem vários projetos que estão iniciando que me geraram muita curiosidade, então vamos ver agora três sistemas operacionais baseados em Linux que prometem algumas surpresas para este ano.

elementary OS:

elementary OS Freya

O elementary OS ganhou muita fama em 2013 pela sua versão batizada de Luna, versão de estréia essa que acabou fazendo com que o sistema ganhasse muito adeptos. 
O pessoal do elementary tem essa característica de liberar o sistema somente quando eles considerarem "pronto". Todo o sucesso que a versão baseada no Ubuntu 12.04 fez acabou gerando muita expectativa.Talvez o maior problema é que a demora por atualizações está deixando alguns usuários frustrados e acabaram mudando de sistema, mesmo que temporariamente, devemos lembrar também que a versão Luna é de fato a primeira versão "descente" do elementary OS e a próxima, que deve sair neste ano, chamada Freya.

Ozon OS:

Ozon OS

O Ozon já é uma distro menos conhecida das massas, e se você não conhecia talvez seja uma boa oportunidade, pela imagem acima já podemos ver de cara que ele usa o Gnome Shell como ambiente gráfico, a ideia inicial é se basear no Fedora para a criação do sistema, ele tem uma organização visual semelhante ao elementary, ele é  um projeto dos desenvolvedores do projeto Nitrux e Numix, dois temas bem populares por quem curte personalizar a área de trabalho. É raro ver derivações do Fedora então fiquei curioso para ver o que vai acontecer sendo que eles aparentemente tem um cuidado maior com o design que o próprio Gnome Team.

Evolve OS:

Evolve OS

Evolve OS é um sistema Linux construído do zero, ou seja não é baseado em nenhum outro sistema, porém, usa o backend no Gnome em um ambiente gráfico próprio chamado Budgie Desktop. 

______________________________________

Cinco novidades do Windows 10 que já existiam no Linux

Novidades atrasadas

A Microsoft apresentou o Windows 10, seu novo sistema operacional para computadores. Há diversas novidades no sistema, mas muitas delas já existiam em algumas distribuições do Linux, que é um software livre e oferece formas relativamente simples de personalização para desenvolvedores ou mesmo curiosos.

Confira a seguir algumas novidades do Windows 10 que já existiam em gerenciadores de janelas do Linux.

Múltiplos desktops

Enquanto a Microsoft esperou até 2015 para oferecer múltiplos desktops como padrão aos usuários do sistema, o gerenciador de ambiente gráfico GNU/ Linux KDE 1.0 conta com o recurso desde 1998. A diferença totaliza 17 anos.

Unificação de código

Enquanto o Ubuntu oferece a partir de 2014 um ambiente amplo devido a uma única base de código, o que inclui o sistema móvel Ubuntu Touch, a Microsoft passará a adotar o modelo em 2015.

Pesquisa na web

A pesquisa na web feita diretamente pelo sistema é um recurso presente no Windows 10 que existe no Unity Desktop desde 2011.

Task view

O recurso de visualizar todas as janelas abertas em uma interface simples e agradável é uma novidade do Windows 10. Já o Ubuntu tem esse recurso há alguns anos, tanto no Unity quanto no Gnome 3.

Janelas sem bordas

As janelas sem bordas estão entre as novidades do Ubuntu 2014, apresentado em abril deste ano. O mesmo padrão de visual é encontrado no Windows 10.