quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Imagination Technology revela novos designs de chips durante a CES 2014

Prometendo desempenho 50% melhor do que o de seus antecessores, novos produtos visam conciliar potência a um baixo consumo de energia

Revelados durante a CES 2014, os novos designs de chips gráficos revelados pela Imagination Technologies devem trazer um grau inédito de fidelidade aos jogos para sistemas mobile. A nova linha PowerVR Series6XE Rogue serve como fundação para dispositivos de baixo custo que devem apresentar um desempenho 50% maior do que o visto nos produtos anteriores da companhia.
A Imagination Technologies é conhecida por criar ferramentas gráficas e processadores que servem como base para produtos construídos por outras empresas. A empresa atua como líder de um segmento no qual é importante obter uma grande performance sem que isso influencie negativamente o consumo energético — fatores que, somados, determinaram o sucesso da companhia que compete com nomes como Intel, NVIDIA e ARM.
A nova linha de processadores inclui aquele que pode ser considerado o menor núcleo gráfico do mundo compatível com as plataformas OpenGL ES 3.0 e OpenCL. O produto é voltado tanto a smartphones e tablets com hardwares modestos quanto a dispositivos que podem ser vestidos (como relógios inteligentes) e televisões digitais que têm que lidar com restrições de memória ao mesmo tempo em que precisam exibir imagens com competência.

Aposta em mercados variados

A companhia dispõe de produtos da Series6XE voltados a diferentes mercados, incluindo TVs 4K de baixo custo, tablets e receptores de televisão digitais. Somente em 2013, a empresa enviou a seus consumidores mais de 1 bilhão de chips para smartphones, número que pretende superar com sua nova linha de produtos.
Imagination Technology revela novos designs de chips durante a CES 2014 (Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)
“Com a introdução desses novos núcleos PowerVR Series6XE Rogue, a Imagination está ampliando seu foco em designs de entrada nos quais a área ocupada pelo silício, o consumo de energia e o uso de banda são preocupações críticas”, afirma Martin Ashton, vice-presidente de engenharia da empresa. A expectativa é a de que os novos produtos consigam rodar com facilidade games com a qualidade exibida pelo vídeo “The Chase”, que você pode conferir no início desta notícia.