quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O iCloud também já tem cara nova, bem ao estilo iOS 7!


O dia de hoje esteve centrado na Apple e no novo iOS 7 que foi lançado. Todos esperavam a chegada deste novo sistema operativo, com todas as novidades que traz e que vão ser apreciadas nos próximos dias pelos utilizadores.
Mas a nova roupagem do iOS 7 não se limitou a este sistema operativo. É a nova cara da Apple e esta começou já a distribuí-la pelos seus serviços.
O mais recente exemplo, que deixou de ser Beta, foi o iCloud.com. Também esta interface foi agora mudada para estar igual ao que o iOS 7 trouxe.
icloud_1
As novidades que o iCloud tem, para além da disponibilização do iWorks e que já apresentámos, estão na sua interface. Todos os serviços viram as suas interfaces serem ajustadas ao novo modelo e estão agora disponíveis para todos.
Os que estavam já a testar a versão Beta do iCloud conhecem bem as novidades, mas estas chegaram agora a todos os que usam este serviço no seu dia-a-dia.
As funcionalidades são as mesmas, sem grandes diferenças, mas a interface foi toda refeita, adaptada ao que foi apresentado e que agora é referência.
Ao ver esta alteração, também as aplicações foram alteradas e receberam o que de novo existe.
icloud_2
Ao acederem ao iCloud.com são brindados logo aí com novos ícones, bem ao estilo do que o vosso dispositivo móvel vos mostra na interface.
Todos os serviços estão arrumados de forma bem estruturada, sendo apenas diferente os seus ícones e o fundo (animado).

Mail

icloud_3
A nova interface do Mail do iCloud está mais polida, limpa e minimalista. As novas cores dão-lhe uma imagem ainda mais interessante, sendo o branco e o azul as cores dominantes.
Os ícones estão também mais reduzidos, não em tamanho mas sim em complexidade, o que facilita a sua integração na interface.

Contacto

icloud_4
A lista de contactos seguiu a mesma linha do email e está mais limpa. Os elementos que davam peso à interface foram removidos e esta parece mais leve e utilizável.
Percorram a lista dos vossos contactos e vejam cada um com mais detalhe e com mais informação, também ela mais simples de interpretar.

Calendário

icloud_5
O calendário do iCloud passou também a usar um esquema de cores que dá mais realce aos eventos e menos aos elementos.
O seu fundo branco, com as cores a vermelho, permitem que vejam facilmente os eventos que têm marcados, usando o esquema de cores associado a cada calendário.
A navegação nos dias e meses está no topo, também integrada com o novo esquema de cores.

Notas

icloud_6
As notas são a aplicação que mais se manteve na sua linha de imagem anterior. Mas mesmo assim sofreu alterações para estar mais limpa e menos pesada à vista.
Criem notas facilmente, alterem-mas ou eliminem-mas simplesmente, com uma interface simples de usar.

Lembretes

icloud_7
De todas as aplicações, os lembretes são a que mais apresenta um choque de cores. A sua barra esquerda contrasta com as cores que a zona do lembrete apresenta.
Mas também aqui houve trabalho e a integração das novas cores no texto casa de forma justa com os restantes elementos.

Encontrar iPhone

icloud_8
Esta função, de todas a que menos interface usável tem, está também diferente. O que mais salienta neste caso é a utilização das cores mais vivas nos elementos de texto ou de alerta.
O fundo, baseado em mapas Apple, manteve-se o mesmo, não havendo por isso alterações.
Se ainda não tinham tido oportunidade de usar a nova interface do iCloud então está na hora de a visitarem e explorarem.
A sua saída da fase beta, no mesmo dia em que o iOS 7 ficou disponível, veio dar-lhe o look iOS7 que todos aguardavam.
Aproveitem o iCloud.com e testem também as versões beta do iWorks. Depois de testarem o iOS 7 vão ver que a experiência de utilização se mantêm, como seria de esperar e nem vão notar diferenças nestas duas interfaces.