quarta-feira, 17 de julho de 2013

AS AMEAÇAS MAIS COMUNS DA INTERNET



18/07/2013
Postado por:
Adimael Santos da Silva



Internet
Que a Internet não é segura, isso não é mais nenhuma novidade, todos já devem saber que ao mesmo tempo que a Internet nos trás benefícios, ela também nos trás ameaças que podem prejudicar não só o nosso computador, mas também a nossa reputação e vida social. Mas quais são as principais ameaças que a Internet nos trás?
O site CIO.com fez uma pesquisa em busca das 17 ameaças mais comuns da Internet,e o resultado …, bom, o resultado é mais ou menos que imaginávamos.
1 Flash
Vira e meche é encontrado uma vulnerabilidade no flash, como ele é vastamente usado em sites, essas vulnerabilidades acabam se tornando ameaças para os usuários.
2 Links encurtados no Twitter
Os links encurtados postados no Twitter podem esconder malwares que estão no link original.
3 Scams de E-mail ou Malwares
Vários, vários e vários malwares são enviados por e-mail, junto com uma mensagem dizendo que é foto de alguém ou que você ganhou alguma coisa, em fim, vocês já conhecem essa ameaça :D .
4 Malwares escondidos em arquivos torrents
Alguns malwares são espalhados por meio de arquivos torrents.
5 Malwares em sites pornográficos
Bom, preciso falar alguma coisa?
Cavalos de tróia disfarçados de codecs de vídeo
Os codecs de vídeo algumas vezes podem conter cavalos de tróia, por isso é bom tomar cuidado aonde baixa e de quem baixa!
7 GPS dos SmartPhones
Seja sincero, você gostaria que um Cracker soubesse aonde você esta nesse exato momento?
8 Sites de buscas que indicam sites com malwares
Apesar dos sites de buscas como o Google colocarem avisos de segurança em links de sites suspeitos, alguns sites maliciosos ainda passam desapercebidos e acabam prejudicando o visitante.
9 Arquivos PDF maliciosos
Só nesse ano eu acho que postei umas duas vulnerabilidades criticas aqui no blog, em que era possível fazer com que um leitor de PDF executasse um programa malicioso apenas ao abrir o arquivo.
10 Arquivos de vídeo maliciosos
Alguns arquivos de vídeo podem conter malwares escondidos, por isso é importante baixa-los de lugares confiáveis.
11 Drive-by downloads
Alguns sites maliciosos, fazem com que você baixe arquivos automaticamente e os execute em seu computador.
12 Falsos antivírus
Hoje em dia existem muitossss antivírus, mas cuidado, nem todos são mesmo antivírus. Alguns programas simulam o comportamento de antivírus e avisam sobre vírus falsos, e até cobram do usuário para eliminar o falso vírus. Sempre opte por antivírus conhecidos e conceituados. Veja o nosso TOP 5 dos melhores antivírus.
13 Anuncios falsos que te leva a baixar malwares
Existem vários anúncios falsos na Internet que induzem o usuário a baixar malwares, esses anúncios são encontrados até mesmo no Google.
14 Facebook
Nem todos os aplicativos do facebook são seguros, alguns podem colher informações dos usuários e usa-las de forma maliciosa.
15 Sites de cadastro que vendem informações para spammers
Acreditem, hoje em dia existem muitosss sites de cadastro que vendem as informações obtidas para spammers, e não é preciso de muita coisa para fazer um site desses tipo, basta um anúncio chamativo e um formulário com campo nome e e-mail.
16 Phishing 2.0 em redes sociais
As redes sociais são os principais pontos de referência para a prática de Phishing, aonde o invasor procura por diversas informações, que possa servir para um ataque de força bruta, engenharia social, pesquisas, etc.
17 Supercompartilhamento de informações em redes sociais
Muitos usuários de redes sociais não se preocupam muito com a segurança, ou não sabem como se proteger. Muitas pessoas compartilham informações que não devem e acabam facilitando e muito a vida do invasor, tem gente que compartilha até mesmo a própria senha de sua conta :o .
Bom pessoal, essa é a lista das 17 ameaças mais comuns da Internet e uma breve descrição. Essa lista prova que as ameças que a Internet nos trás, vão muito mais além do que simplestrojans e keyloggers, por isso tomem cuidado, usem antivírus (originais), Firewall, antispywares, mantenham o seu sistema operacional atualizado e o principal, sempre tome cuidado aonde você entra e o que você baixa.
Para obter maiores informações sobre essa pesquisa, ou obter uma descrição mais completa de cada ameaça, acessem o site da CIO.com.