quarta-feira, 17 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO, QUAL LINGUAGEM COMEÇAR?



18/07/2013
Postado por:
Adimael Santos da Silva



programadorHoje em dia a linguagem de programação é indispensável para Hacking, Informática e até mesmo para a tecnologia em geral. Sabendo disso muitas pessoas querem aprender a programar e se tornar programadores profissionais para entrarem no mercado de trabalho a partir dessa área, mas afinal qual é o melhor começo para quem nunca programou?
Antes de saber qual é a melhor linguagem de programação para iniciantes, nós precisamos entender o que é e para que serve uma linguagem de programação. Respondendo essas perguntas na ordem, as linguagens de programação são as linguagens das maquinas, esse é o meio que temos para nos comunicar com um computador ou qualquer outra maquina. Fazendo uma comparação bem simples, as linguagens de programação são como as próprias linguagens dos seres humanos, como: português, inglês, espanhol, francês, etc. Se formos analisar bem, a linguagem de programação chega até ser mais simples do que as linguagens humanas citadas anteriormente, pois é algo que tem um único sentido dentro da linguagem, diferente da nossa linguagem que uma única palavra pode significar várias coisas.
Respondendo a segunda pergunta, a linguagem de programação serve para a gente conversar com a maquina, a gente da ordens e ela nos responde, por exemplo, eu quero que o meu computador execute um programa em um determinado horário e quando ele terminar de executar o programa eu quero que ele se desligue. Esse foi um exemplo bem simples de programação, até porque nesse mesmo exemplo, o programa que o meu computador irá executar também foi programado para uma finalidade :D .
Quando nós aprendemos a programar na verdade nós estamos aprendendo a dar comandos e o que nós devemos fazer é preparar o nosso cérebro para guardar todos esses comandos junto com as ordens de execução, usando novamente a nossa linguagem como exemplo, se eu quero me apresentar para alguém o meu cérebro tem que ter gravado a minha linguagem na ordem certa, por exemplo: Olá meu nome é Adimael! Se a linguagem não estiver em ordem eu me apresentaria !Nome meu olá é Adimael , o mesmo ocorre com as linguagens de programação, se nós não dermos os comandos certos nas ordens certas, o nosso computador vai achar que a gente é doido, virar a cara e fingir que não é com ele.
Bom, como essa não é uma matéria especifica sobre como as linguagens de programação funcionam, e sim uma matéria que aborda as melhores linguagens de programação para iniciantes, vamos ao que interessa.
Existem várias linguagens de programação, as mais conhecidas são: CPythonRubyPHP,Action ScriptJavaVisual Basic, Object Pascal e Perl. Agora vem a questão, qual dessas é a melhor para quem esta começando em programação?
Muitas pessoas podem não gostar e nem concordar com o que eu vou dizer mas essa é a minha opinião!
Apesar do Object Pascal estar bem velho e extinto, ele ainda continua sendo uma ótima linguagem para quem esta começando, mas assim, não vai achando que aprendendo Object Pascal você já vai ser um programador profissional e vai poder trabalhar em qualquer empresa ou desenvolver qualquer programa, é como eu disse para “começo” o Object Pascal é muito bom, e para tornar o aprendizado ainda mais fácil, use o Borland Delphi como ambiente de programação para Object Pascal.
Mas e depois que você já ter pegado uma boa noção de como conversar com as maquinas, para onde você pode partir? Eu recomendo a linguagem Python, ela é simples, eficaz e vem crescendo cada vez mais, inclusive, atualmente muitas empresas estão procurando por programadores em python.
Indo mais além, qual seria a próxima linguagem de programação que eu poderia aprender? Bom, ai você já pode dar uma estudada sobre a linguagem de programação C, que atualmente é a principal linguagem de programação, fora que as possibilidades de criação são imensas.
Mas é bom deixar bem claro, não é obrigatório você seguir o que eu disse acima, nada impede de uma pessoa aprender a linguagem C logo de cara, o problema é que vai ficar mais complicado e com maiores chances de desistência aprender uma linguagem avançada como o C logo de cara, do que ir preparando a sua cabeça com linguagens de programação mais simples para ver que programar não é uma tarefa impossível.
Bom pessoal, então é isso! Quem esta começando ou pensando em começar a estudar linguagens de programação, basta seguir esses conselhos que o aprendizado ficara mais fácil e promissor. Mais para frente eu estarei postando mais matérias sobre programação!
Quem tiver algo a acrescentar como opiniões e experiências é só comentar ;) !!!