quinta-feira, 6 de março de 2014

Laptops com Windows e Android não darão certo, diz analista



Na CES, a Asus apresentou o Transformer Book Duet TD300, um laptop conversível que faz dual-boot com Windows 8.1 e o Android 4.2.2. Segundo a CNET, pelo menos uma das empresas responsáveis pelos sistemas não ficou totalmente feliz com a utilização de seu software neste "Frankenstein".

Há uma série de motivos para que tanto o Google quanto a Microsoft não fiquem satisfeitas com isso, como aponta o analista Nathan Brookwood, da Insight 64. Ele aponta que o "casamento forçado" entre os dois sistemas não pode terminar bem, já que as duas empresas são rivais ferrenhas em diversos ramos da tecnologia.

A CNET lista que além da política há problemas de natureza técnica para que o dual-boot não seja um sucesso. Por exemplo, o compartilhamento de arquivos entre os dois sistemas será feito de forma simples e elegante? Como será feito o compartilhamento de memória? E além disso, quando surgir o bug inevitável, vai ficar por conta do Google ou da Microsoft?

Outro problema que vai contra a popularização da mistura do Windows com Android é o fato de que historicamente, computadores vendidos com dois sistemas operacionais nunca deram certo. "Eles nunca foram um sucesso comercial", diz Brookwood.

No caso do Transformer Book Duet, há apenas um processador funcionando na região da tela e é um Intel Core i7, capaz de suportar tanto o Windows 8.1 quanto o Android Jelly Bean quando a parte com o teclado é desconectada. A tela sozinha também conta com até 128 GB de SSD. Quando todo o sistema está montado, o usuário tem até 1 TB de HD e entradas USB. Já o display é de 13 polegadas e sua resolução pode variar entre 720p e 1080p, dependendo da faixa de preço escolhida. Ele também tem 4 GB de memória RAM.

Apesar da expectativa negativa do mercado, a Asus confirma que o aparelho chega às lojas a partir do segundo trimestre deste ano.