terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Apple solta atualização que corrige falha grave no Mac OS X

 A Apple se mexeu rápido para corrigir uma falha de segurança grave em seu sistema operacional para computadores, o Mac OS X. Os usuários do Mavericks receberão a versão 10.9.2, enquanto os outros usuários da maçã devem receber várias atualizações de segurança.

Para quem tem um computador da Apple, é extremamente recomendável que as atualizações sejam feitas imediatamente. A falhana criptografia SSL torna muito fácil a interceptação de dados entre o computador do usuário e o servidor, o que significa que em uma compra pela internet, por exemplo, os dados do cartão ficariam expostos.

Uma empresa de segurança chamada Crowdstrike explica como funciona a falha. Ela permite que um cibercriminoso se 'disfarce' em uma rede compartilhada, enquanto o dispositivo acredita que a conexão é completamente segura. Os dados então trocados entre usuário e servidor podem ser interceptados e permitiria que eles fossem alterados no trajeto, tal é o nível de controle que o invasor tem sobre as informações.

O iOS também sofreu com o problema, mas recebeu uma atualização mais rápida. Cabe aos usuário atualizar seu aparelho para se manter em segurança.

O nível de alerta com a falha era tão grande que até mesmo aparelhos que não tinham acesso à versão 7 do iOS, como o iPhone 3GS e iPods Touch antigos, receberam patches de segurança. Para quem ainda não fez a atualização do OS X, vale lembrar para evitar a utilização do Safari.